13 dicas para fazer a bateria do carro durar mais
Mudar alguns hábitos em relação ao carro pode ajudar a prolongar a vida útil do produto.
A vida útil de uma bateria automotiva depende muito da frequência de uso do carro, assim como de seus acessórios eletrônicos. Em média, ela vai de 2 a 3 anos, mas a falta de cuidado pode reduzir esse período pela metade. Confira as dicas para a bateria do seu carro durar mais.
Como prolongar a vida útil da bateria?
-
Sempre cheque se o rádio, as luzes internas e os faróis estão desligados ao sair do carro.
-
Acenda os faróis e ligue outros acessórios somente depois de dar a partida.
-
No caso de rádio removível, o aconselhável é retirar quando não está em uso, pois senão o modo stand by será ativado, o que também consome a bateria.
-
Faça somente a instalação de itens originais, que tem comprovação do consumo, evitando uma descarga inesperada na bateria.
-
Ao instalar novos acessórios no veículo, procure saber qual o consumo de energia dos mesmos e, em contrapartida, qual a capacidade da sua bateria.
-
Procure um técnico especializado para a instalação correta dos acessórios, pois uma instalação incorreta poderá consumir ainda mais energia da bateria.
-
Se o veículo for ficar parado por muito tempo, dê a partida no veículo pelo menos uma vez a cada 5 dias, mantenha o carro ligado por um período de 20 a 30 minutos, isso faz com que a bateria seja parcialmente carregada evitando assim uma redução significativa do consumo da bateria.
-
Proteja os terminais da bateria com capas próprias para esse fim. Isso evita que ocorram curtos-circuitos através do contato com objetos metálicos.
-
Procure deixar o veículo em local coberto protegido do sol, pois quanto maior for a temperatura maior será a velocidade de auto descarga na bateria, reduzindo assim sua vida útil.
-
Verifique se os cabos elétricos estão bem conectados e presos a bateria, pois uma folga entre os cabos e os polos da bateria aumentam a resistência elétrica e favorecem a descarga da bateria.
-
Verifique se a bateria está bem presa ao compartimento da bateria, pois a bateria solta ou mal encaixada irá trepidar muito e um curto circuito poderá ocorrer entre as placas ou conexões internas da bateria.
-
Faça revisão preventiva do alternador. Esse item sustenta e ajuda na eficiência da bateria.
-
Não compre baterias automotivas de segunda mão, escolha um produto novo e de qualidade.
Por Baterias Heliar